2017 é o ano das pequenas empresas

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investimento-2017-pmeO ano está acabando e se você está pensando em empreender em 2017 precisa se preparar e pesquisar como está o mercado. Com as grandes mudanças econômicas e tecnológicas que vivemos investir em um e-commerce, ou seja, um comércio pela internet pode ser uma boa estratégia.

Além de uma opção de baixo investimento inicial, a alta demanda por itens vendidos em lojas online faz com que esse mercado cresça cada vez mais se comparado às vendas nas lojas físicas.

Estudos recentes mostraram que 58% dos compradores estão dispostos a adicionar itens no carrinho para aproveitar promoções de frete grátis nos sites de compra, por exemplo. Como a tecnologia continuará a se expandir em 2017, isto deve impactar também as tendências no e-commerce das pequenas e médias empresas.

Mas como em qualquer nicho de mercado existe competição, no caso do e-commerce não é diferente, grandes marcas apostam cada vez mais nesse mercado e todo dia surgem novas lojas disponibilizando seus produtos na internet. Então como podemos nas destacar nesse mercado?

Segundo o 34º relatório de comércio eletrônico brasileiro da E-bit – o Webshoppers 2016 –  53% dos consumidores pesquisaram na internet antes de efetuarem uma compra, se pensarmos que a maior referência em buscas na internet é o Google, logo chegaremos à conclusão que para se destacar no mercado, temos que nos destacar nos seus resultados de busca. Para isso temos dois caminhos: utilizarmos os links patrocinados, que exigem certo nível de investimento financeiro para obtermos resultado, ou então aplicarmos as técnicas de SEO em nosso site.

SEO…quem?

Se você não está familiarizado com o termo, SEO – Search Engine Optimization, nada mais é do que otimizarmos nosso site de forma que este seja melhor interpretado pelas ferramentas de busca e como consequência apareça nas primeiras posições dos resultados de uma pesquisa.

Ao contrário de outras ações, os maiores investimentos necessários para o SEO estão relacionados à produção de conteúdo, o que acaba se revertendo em benefício para a própria empresa por serem duradouros e servirem de referência para a marca.

Hoje em dia existem empresas como a SearchLab,  que são especializadas em otimizar sites e posicioná-los no topo dos resultados de busca, uma excelente opção para quem possui uma pequena empresa ou um novo negócio e deseja ganhar  mais visibilidade e credibilidade. Pesquisas mostram que a maioria das pessoas confiam mais nos sites que aparecem nos primeiros lugares nas páginas de busca e muitas não avançam nem até a terceira página o que só reforça a necessidade do seu negócio ocupar um espaço nas primeiras posições.

Outra questão que deve ser levada em consideração, é que O SEO é uma das ações que apresentam melhor relação custo-benefício quando comparado a outras iniciativas de marketing digital, como a utilização de links patrocinados, mas essa ação não deve ser totalmente descartada já que as técnicas de SEO apresentam grande sinergia com campanhas no Google Adwords, o que contribui para melhorar a produtividade dos anúncios ou até mesmo reduzir as verbas de mídia.

Daniel Arend

MBA em Estratégia Empresarial e Inteligência Competitiva. Gestor da equipe de executivos de conta da SEO Master e docente na Pós Estratégia em Mídias Digitais.

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