Como avaliar o sucesso de sua estratégia de e-mail marketing

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email-marketingO e-mail marketing é uma das estratégias mais eficazes para a nutrição de leads, representando uma verdadeira conexão entre empresas e clientes. A estratégia do e-mail como conversão surgiu após pesquisas revelarem que aproximadamente 70% dos e-mails trocados provêm de conversas entre duas pessoas.

Em razão disso, o objetivo de empresas e marcas é estabelecer um diálogo assertivo com o cliente, oferecendo soluções para diferentes tipos de necessidades. 

Atualmente empresas de diversos portes têm se voltado para o inbound e marketing de conteúdo, com o objetivo de alcançar o público consumidor por meio da divulgação de produtos e serviços. O e-mail  marketing é uma ferramenta altamente eficiente na hora de melhorar o relacionamento entre cliente e loja virtual. E também já existem diversas ferramentas de automação de campanhas de e-mail marketing, que facilitam e reduzem custos.

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Trata-se de uma estratégia que vai muito além da publicidade: a troca de e-mails é planejada para  resolver problemas e questionamentos do consumidor, estabelecendo uma ponte valiosa de clientes e e-commerce. Por isso, torna-se necessário compreender o comportamento e anseios do público através do e-mail marketing.

estrategia-emailPara que a estratégia seja bem-sucedida, é preciso que haja uma mensuração de resultados e uma boa gestão dos leads. A finalidade da estratégia é promover engajamento entre o cliente e determinada marca por meio do envio de conteúdo relevante de acordo com o perfil de cada público. A melhor forma de garantir sucesso nos negócios é mensurando o conteúdo destinado aos clientes.

Como medir resultados?

Há algumas métricas de e-mail marketing que precisam ser observadas para garantir um bom trabalho de comunicação com o cliente:

● Taxa de abertura

A taxa de abertura diz respeito à quantidade de clientes que abriram o e-mail. Fácil de ser mensurada, é o termômetro para avaliar a relevância de títulos e chamadas e um bom indício se a campanha e a gestão dos leads estão sendo eficaz.

O índice de pessoas que abrem o e-mail é calculado através da divisão do número de cliente que receberam o e-mail pela quantidade de clientes que o abriram. Este cálculo pode ser realizado por meio de uma confirmação automática do sistema.

A taxa de abertura revela diversas condições para o sucesso do e-mail marketing, como por exemplo melhor horário para envio, títulos que dão mais retorno e quais conteúdos promovem maior engajamento.

● Taxa de cliques

click-emailO e-mail marketing possui um hiperlink e uma chamada de ação, levando o usuário a clicar e ser direcionado para o site em questão.

Este trabalho requer planejamento e cuidados especiais, uma vez que um conteúdo mal escrito com jeito de spam pode levar a um baixo índice de cliques.

Para isso, é preciso avaliar o tom do texto e todos os detalhes que o envolve, a fim de oferecer um conteúdo útil e valioso.

● Taxas de visita, rejeição, descadastro e tempo de navegação no site

Para verificar se o conteúdo do site é relevante e se o usuário foi levado para uma loja virtual pelo e-mail marketing, a melhor maneira é medir as taxas de visita, navegação, rejeição e tempo no site.

Clientes que não passam mais de um minuto em determinado e-commerce ou simplesmente não clicam no link do e-mail mostram que a estratégia não está funcionando. Nesse momento, o ideal é avaliar por que o cliente solicitou descadastro no mailing list e o que pode ser feito para reverter a situação.

Atualmente ferramentas alertam quando o cliente marca um e-mail como spam. Isso é um sinal de que o conteúdo não está agradando à persona.

● Taxa de conversão

conversao-emailA taxa de conversão representa os usuários que executaram uma ação a partir de um e-mail marketing enviado e é essencial para verificar a funcionalidade de determinado conteúdo. Com uma boa gestão de leads e uma campanha bem planejada, a taxa de conversão deve aumentar.

Esse KPI pode ter vários objetivos: gerar leads, tráfego ou impulsionar interação em redes sociais. Outra forma de mensurar resultados é por meio do ROI, que calcula o retorno do investimento (número de vendas realizadas graças a um trabalho de e-mail marketing).

Daniel Arend

MBA em Estratégia Empresarial e Inteligência Competitiva. Gestor da equipe de executivos de conta da SEO Master e docente na Pós Estratégia em Mídias Digitais.

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