Comportamento organizacional e os desafios entre empresa e colaboradores

2 minutos

comportamento organizacional

Uma boa formação acadêmica pode ser o primeiro passo para o sucesso no meio corporativo. Mas, segundo especialistas em Recursos Humanos, ter apenas know how não é o suficiente para as empresas do século XXI.

O comportamento organizacional tem sido cada vez mais valorizado por estar diretamente ligado ao sucesso de uma instituição ou projeto.

“Muitos colaboradores são contratados por suas competências técnicas e demitidos pelas competências comportamentais”, afirma Maíra Tavares de Sousa, autora do artigo  ‘A Chave do Sucesso Organizacional. Como consequência, resultado não é benéfico para empresa e muito menos para o colaborador.

 

De acordo com a especialista, a razão pela qual o comportamento organizacional pode se sobrepor ao conhecimento é simples. “O comportamento humano é complexo e, portanto,  complicado de ser mudado. Em compensação, o aprendizado técnico é muito mais fácil de ser assimilado. Não adianta uma pessoa ser competente, se não concordar com as regras que norteiam e apoiam o funcionamento da organização”, esclarece.

5 fatores comportamentais que podem ser avaliados

 

  • Conhecimento: todo as informações e sabedoria sobre a atividade que exerce;

  • Habilidade: know how (transformar teoria em prática bem sucedida);

  • Atitude: como a pessoa age diante das situações cotidianas do trabalho. A iniciativa é sempre esperada.

  • Valores: identificação com a cultura organizacional e filosofia da empresa;

  • Entorno: é um fator externo composto pelo ambiente, ferramentas e recursos disponibilizados pela empresa.

 

Coaching: um apoio para o sucesso organizacional

 

Cada pessoa tem sua personalidade e um modo singular de ver o mundo. Por esse motivo, comportamentos diversos são esperados, ainda que dentro de um mesmo grupo.

comportamento

Mas, problemas de comportamento não são incomuns dentro do ambiente de trabalho. Nesse quesito, o coach pode ser um aliado e uma ferramenta estratégica para promover o desenvolvimento pessoal dos colaboradores.

 

Segundo a Sociedade Latino Americana de Coaching (SLAC Coaching), o processo de  coaching é capaz de promover melhorias no desempenho dos colaboradores. Com o auxílio do coach, as pessoas conseguem lidar melhor com seus recursos internos e externos. E, assim, promovem mudanças tanto em suas vidas pessoais quanto profissionais. Dessa forma, o coaching colabora também com o sucesso da organização, por meio da  percepção sobre os membros do time, a frequente orientação e aconselhamento são essenciais

 

O trabalho é realizado no sentido de fazer com que o comportamento de cada um seja capaz de representar o todo. O resultado é um grupo capaz de superar conflitos e atingir as metas da empresa.

Daniel Arend

MBA em Estratégia Empresarial e Inteligência Competitiva. Gestor da equipe de executivos de conta da SEO Master e docente na Pós Estratégia em Mídias Digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *