Fim do emissor gratuito de NF-e e CT-e provoca mudanças

2 minutos

Chegou o fim do emissor gratuito de NF-e e CT- e do SEFAZ-SP

Em recente nota publicada no site oficial, a SEFAZ SP informou que irá suspender no início de 2017 o fornecimento de aplicativos gratuitos de emissão de Nota Fiscal Eletrônica e Conhecimento de Transporte Eletrônico. A medida entrará em vigor em 1º de janeiro de 2017, não sendo mais possível realizar download dos emissores a partir desta data.

fim-nfe-gratuito

Viabilizados pela entidade aos contribuintes desde 2006, os softwares surgiram no início do processo de informatização de documentos fiscais transmitidos pela internet. O principal argumento do Fisco Paulista para justificar a suspensão do software é a baixa adesão de grande parte dos empresários em relação às soluções oferecidas pelo órgão: aproximadamente 7,8% de todos os contribuintes emissores de NF-e e 3,7% dos emissores de CT-e. Atualmente, a tendência é que emissão da nota fiscal seja realizada por soluções e emissores escolhidos pela própria empresa.

emissor gratuito de NF-e e CT- e

Saiba o que muda com o fim do emissor gratuito

Ainda que a extinção do emissor para nf-e tenha surpreendido muitos empresários (a princípio somente a CT-e seria suspensa), o fim do aplicativo gratuito simboliza uma verdadeira oportunidade de modernização na gestão de micro e pequenas empresas, não importando a área de atuação.

Para suprir com eficiência a necessidade da emissão de nota fiscal em SP, há diversas opções de emissores, alguns deles em versão básica gratuita ou com possibilidade de teste grátis para que o usuário possa experimentar os serviços antes de qualquer compromisso.

Sistemas online como o VHSYS, acessado pela nuvem, têm como opção automatizar e agilizar processos, gerar relatórios com mais precisão, otimizar o controle fiscal, entre outras facilidades.

Contribuintes têm poucos meses para migração

migraçao

Antes que as novas regras de validação da NF-e e do CT-e impeçam o seu correto funcionamento, recorrer a uma nova solução é a melhor forma de garantir a emissão de nota fiscal eletrônica. Caso sua empresa utilize o aplicativo da SEFAZ SP para emissão de nota fiscal eletrônica em SP, o mais recomendável é já esquematizar um novo sistema de documentos eletrônicos.

Emitir nota fiscal eletrônica em São Paulo pode ser difícil e complexo se você não contar com um software para auxiliar sua empresa no processo. Sendo assim, a melhor pedida é não deixar a migração para última hora: eleger um novo sistema garantirá segurança na tomada de decisões, além de proporcionar mais tempo de adaptação e implementação da ferramenta, especialmente no caso de contadores que possuam muitos clientes.

Daniel Arend

MBA em Estratégia Empresarial e Inteligência Competitiva. Gestor da equipe de executivos de conta da SEO Master e docente na Pós Estratégia em Mídias Digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *