Glossário de Marketing Digital

4 minutos

Você tem dúvidas sobre o significado de algum termo de Marketing Digital? Então consulte o nosso glossário!

Marketing Digital está intimamente ligado a qualquer usuário, seja pelo impacto que sofrem de campanhas e mídias ou por literalmente executar de alguma forma o marketing digital.

Apesar de ter surgido há pouco mais de 20 anos, essa vertente do Marketing revolucionou a maneira como empresas comunicam com os consumidores.

Nesse glossário vamos falar dos principais termos.

Abandono de carrinho:

Abandono de carrinho é exatamente o momento em que o usuário quebra a jornada do consumo, ele chega na página de compra e desiste.

Adwords:

Sistema no qual os anunciantes inserem os anúncios que desejam ver publicados nos resultados de busca do Google e também na rede de parceiros do Google Adsense. Para a publicação o anunciante pagará um valor por clique que varia de acordo com a concorrência pela palavra-chave escolhida.

Branding:

O Branding é uma atividade estratégica, de conceituação e planejamento. Vai muito além do logotipo ou da identidade visual da empresa. O objetivo de um projeto integral de Branding é alcançar uma posição única na mente e no coração do consumidor da marca.

Conversão:

Converter é hoje a maior meta das lojas virtuais: no mercado digital, na maioria das vezes, a conversão é sinônimo de vender. Para encontrar um resultado preciso, é necessário fazer um cálculo simples, porém comprovadamente eficiente. A taxa de conversão, no segmento do e-commerce, nada mais é do que o resultado da divisão do número de pedidos pelo número de visitas multiplicado por cem. Supondo que você tenha recebido 10 mil visitas únicas em um mês e concretizado 150 vendas neste mesmo período, a sua taxa de conversão será de 1,5%. Trocando em miúdos: 150/10.000 x 100 = 1,5%.

CRM:

Customer Relationship Management (Gerenciamento de relacionamento com clientes). Softwares de CRM oferecem soluções para uma boa gestão de relacionamento com clientes, como organização e armazenamento de informações e controle de contatos (conversas, reuniões realizadas, agendamentos, etc).

Datas sazonais:

São datas importantes para o negócio. Por exemplo, para o segmento de moda temos viradas de estação, dia dos namorados, natal, black friday, entre outras.

Funil de vendas:

Representação em pirâmide invertida dos diferentes estágios em que os potenciais clientes de uma empresa estão no processo de venda. Costuma ser dividido em Topo de Funil (ToFu), Meio de Funil (MoFu) e Fundo de Funil (BoFu). Em estratégias de Marketing Digital é essencial produzir conteúdos para pessoas em cada um desses níveis.

Geração Z:

Geração Z (comumente abreviado para Gen Z, também conhecida como iGeneration, Plurais ou Centennials) é a definição sociológica para definir geração de pessoas nascidas na década de 90 até o ano de 2010.

Joomla:

Joomla, (pronuncia-se djumla) é uma plataforma ou CMS (Content Management System) que permite a criação e gestão de sítios web dinâmicos. Criado em 2006, oJoomla! tornou-se o CMS em maior expansão sendo provavelmente o CMS mais procurado, com a maior comunidade e mais recursos disponíveis.

Lead:

Usuário que deixou seus dados em um formulário de conversão e demonstrou interesse na sua empresa, produtos ou tema de mercado, podendo ser considerado um potencial cliente Por meio de relacionamento, ele pode caminhar pelo Funil de venda até que se torne um cliente.

Links patrocinados:

São anúncios pagos exibidos com destaque em páginas de resultados de uma busca ou em sites afiliados (rede de Display). Em muitos casos o termo é usado como sinônimo do Google Adwords. Na página de resultados, são exibidos de acordo com as palavras-chave usadas na busca e na rede de display, de acordo com o tema relacionado.

Long tail:

Geralmente usados para palavras-chave da cauda longa. Termos mais específicos e menos concorridos na busca orgânica e em leilões de palavras-chave de Links Patrocinados. São boas apostas para quem ainda não tem muita autoridade, mas quer aparecer nos resultados de buscas. Por exemplo: “bolsa feminina em palha para praia” em vez de “bolsa feminina”

Nutrir lead:

Essa área será responsável por manter vivo o relacionamento com os clientes que demonstraram interesse, mas não vão comprar agora. Simplificando, é uma forma de alimentar com conteúdo e assuntos interessantes (por email, social, remarketing) o usuário que já tem um contato com a marca e pode vir a converter.

Remarketing:

Exibição de anúncios após a visita de um usuário a um site. Exemplo: uma pessoa entra numa página de serviços de Internet e depois disso, ao visitar outros sites, aparecem anúncios dessa mesma empresa nos banners de publicidade. Essa “perseguição” acontece pela instalação de cookies no computador do usuário. Retargeting é o nome da prática e remarketing é o nome que o Google deu ao seu serviço de retargeting.

Taxa de abertura:

A taxa de abertura geralmente é usada para campanhas de email marketing. Esse é um valor percentual entre os disparos feitos dividido pela números de emails abertos.

Ticket Médio:

É o valor médio que cada cliente compra em seu estabelecimento, esse cálculo é feito da seguinte forma: o volume de vendas realizadas no dia sobre o número de clientes que efetuaram essas compras. Por exemplo, se, seu e-commerce faturou R$ 1.000,00 e em cima de 250 vendas, basta dividir R$ 1.000,00 por 250, e você terá o valor do ticket médio (TM), que seria, no caso, R$ 4,00.

WordPress:

WordPress é um aplicativo de sistema de gerenciamento de conteúdo para web, escrito em PHP com banco de dados MySQL, voltado principalmente para a criação de sites e blogs via web. Essa é uma das ferramentas mais famosas na criação de blogs disputando diretamente com o serviço do Google chamado Blogger.

Daniel Arend

MBA em Estratégia Empresarial e Inteligência Competitiva. Gestor da equipe de executivos de conta da SEO Master e docente na Pós Estratégia em Mídias Digitais.

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