Melhores estratégias de marketing para divulgação da sua empresa

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Conquistar mais consumidores é o eterno desafio das empresas. Investir em serviços e produtos de qualidade é fundamental, mas não o suficiente.

No mundo globalizado a divulgação deixou de ser opcional. Dessa forma, um bom relacionamento com a mídia, por meio das ferramentas de assessoria de imprensa e estratégias de marketing se tornou indispensável.

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5 práticas eficazes para divulgar sua empresa

Press release turbinado

Uma das ferramentas mais eficazes para tornar sua empresa conhecida é o bom e velho release. Esse texto é essencial para levar à imprensa informações relevantes do seu empreendimento que podem se transformar em matérias jornalísticas.

Seja o lançamento de um produto inovador ou ações de responsabilidade social, o importante é que o press release revele um fato que tenha potencial para se tornar notícia.

Uma dica para deixar o texto mais atrativo e moderno é incluir arquivos multimídias como vídeos, imagens e áudios. Dessa forma, você irá facilitar a vida dos jornalistas com informações mais completas.

Dicas para elaborar um release atraente

imprensa● Produza conteúdo relevante: Para chamar a atenção tanto dos leitores quanto da imprensa, é preciso produzir um conteúdo exclusivo e rico em informações. Tentar se colocar no lugar do seu público alvo e imaginar quais são os problemas que ele tem e que a sua empresa pode solucionar é uma boa estratégia de criação de pauta. Fique ligado em fatos recentes que têm alguma relação com a área de atuação da sua empresa e pegue carona nessas pautas.

● Mire no público certo: Para tornar o trabalho da assessoria de imprensa mais prático e assertivo, outra boa dica é apostar em uma eficaz ferramenta de relacionamento com a mídia. O Dino, por exemplo, reúne contatos de diversos jornalistas e veículos de comunicação. Além disso, facilita também na hora da segmentação por editorias. Com os releases nas mãos certas, as chances de publicação aumentam  consideravelmente.

Elabore um clipping

Outra ferramenta indispensável para a divulgação da sua empresa é a elaboração de um bom clipping. Ele consiste no arquivamento de todas as matérias relacionadas ao seu empreendimento, principalmente as que foram publicadas na mídia, a partir dos releases enviados por sua assessoria de imprensa.

Uma dica é inserir o clipping no site institucional da sua empresa, utilizando-o como uma forma de divulgação da companhia e de transmitir mais credibilidade aos clientes.

Crie um blog para sua empresa

Essa é uma outra ferramenta poderosa de divulgação. Com o crescimento do marketing de conteúdo no Brasil, as empresas estão investindo cada vez mais em textos com informações relevantes para seu público-alvo.

Por meio desse canal de comunicação, a empresa consegue tirar dúvidas do consumidor sobre seus produtos e reforçar o poder da marca. Além de despertar a simpatia dos clientes, o blog institucional também consegue aumentar a credibilidade da empresa.

Tenha um plano de marketing

Esse é o primeiro passo para o sucesso de qualquer estratégia de divulgação. Por meio dessa ferramenta, a empresa resume formalmente sua visão de mercado.

Além disso, é preciso enfatizar as peculiaridades do ramo de atuação e principais tendências. Dessa forma, a equipe de Marketing consegue elaborar campanhas mais assertivas. O plano de marketing tem como principais etapas:

● Planejamento

● Execução

● Avaliação

● Controle

Faça pesquisas de marketing

plano de marketingVocê sabe o que seu cliente pensa da sua empresa? E da qualidade de seus produtos? A pesquisa de marketing é outra ferramenta indispensável para todos os empreendimentos de sucesso.

Com base em feedbacks negativos dos consumidores, é possível identificar o que precisa ser aperfeiçoado e otimizar processos com o objetivo de melhorar.

Já os feedbacks positivos revelam onde sua empresa está no caminho certo. Ou seja, os pontos fortes que podem ser ainda mais explorados.

Daniel Arend

MBA em Estratégia Empresarial e Inteligência Competitiva. Gestor da equipe de executivos de conta da SEO Master e docente na Pós Estratégia em Mídias Digitais.

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