O que são silos

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Silos são parte da estrutura organizacional mais alta de uma empresa, composto por decisores e líderes.

Os silos são separados por áreas, como vendas, produção, marketing, compras e TI. O agrupamento por função ou área se iniciou no Taylorismo em meados do século XX. 

Cada um dos silos é responsável pelo desenvolvimento da sua área com seus gerentes funcionais, executores e partes interessadas.

historia

O uso da palavra se expandiu para o mundo empresarial pois silo quer dizer cilindro comprido, fechado onde ficam produtos, termo muito usado no agronegécios principalmente para armazenar grãos. O uso da palavra faz todo sentido pois os silos atuam em áreas separadas dos demais.

O individualismo entre os silos

Um dos problemas mais comuns que encontramos entre os silos é a incapacidade de trabalharem juntos em um mesmo objetivo na corporação. A forma independente e o ego muitas vezes impede de vermos a organização e resultados de uma maneira macro e acaba-se olhando somente para seu silo e por muitas vezes as ações são contraditórias entre as áreas.

Onde fica o cliente entre os silos?

Não é raro (na verdade bem comum) ver o cliente se perder nos espaços entre os silos. O atendimento, na tentativa de salvar uma negociação sofre um dilema mortal, ajudar o cliente x seguir as orientações dos silos.  Esse impasse acontece pois não existe uma integração nas ações, as orientação de vendas nem sempre casam com o marketing, e com uma decisão de um dos silos, sem u
ma orientação e comunicação para os demais, é problema certo.

Customer

Um caso extraído do livro Chief Customer Officer de Jeanne Bliss é de uma empresa que enviou caixas vazias para seus clientes que haviam comprado um produto que estava me falta e em seguida enviava o produto separadamente. Esse episódio só aconteceu pois os incentivos era associados às taxas de atendimento de pedidos. Logo, enviado algo ao cliente, mesmo que seja uma caixa vazia, a taxa era batida. Aí você se pergunta: e os clientes? Eles ecoavam pelo telefone para saber o que estava acontecendo e pensar mais uma vez antes de voltar a comprar na empresa.

Daniel Arend

MBA em Estratégia Empresarial e Inteligência Competitiva. Gestor da equipe de executivos de conta da SEO Master e docente na Pós Estratégia em Mídias Digitais.

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